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DROPSHIPPING INTERNACIONAL

Com a facilidade de acesso à internet e os avanços da tecnologia fazer negócios em todo o Mundo tornou-se mais simples e rápido. Não é novidade, que o e-commerce mudou a maneira como as pessoas fazem negócios. Na era em que vivemos o seu negócio não necessita de estar preso à sua localização, neste momento é possível estarmos a residir em Portugal e vender produtos nos EUA ou em qualquer outro país que não seja o nosso, e a isto chamamos dropshipping internacional.

Apesar da facilidade que temos, em vender produtos em mercados diferentes do nosso, isto não significa que deva atirar-se de cabeça, sem fazer um planeamento antecipado. Se fizer um planeamento irá evitar problemas que poderão destruir o seu negócio rapidamente. Neste artigo irei falar de alguns pontos que deve ter em mente antes de iniciar o seu negócio de dropshipping internacional.

Faça uma lista dos países para onde quer fazer dropshipping.

A primeira coisa que deve fazer antes de iniciar o seu negócio online é fazer pesquisas. Você precisa de saber onde é que os seus produtos podem ser úteis, e onde é que pode fazer mais dinheiro.

Ferramentas como o Google Trends podem facilmente avaliar a procura para certos tipos de produtos. Se quiser saber mais sobre como utilizar o Google Trends, pode ler o último artigo que escrevi sobre Produtos Sazonais e Como Utilizar Corretamente o Google Trends.

É importante perceber que em alguns países um produto pode ser bastante positivo para essa cultura, enquanto o mesmo produto para um país diferente pode ter um impacto bastante negativo. Dito isto, você tem de excluir os países que não têm interesse nos produtos que está a vender, e fazer uma lista com os países mais promissores para vender os seus produtos.

Analise o nível de competição no seu nicho para todos países promissores.

Depois de fazer a lista com os países promissores, deve analisar o mercado do seu nicho detalhadamente para cada um desses países. Alguns países podem estar inundados com lojas online desse mesmo nicho.

Nestas circunstâncias, irá ser bastante difícil e caro ultrapassar a sua concorrência. Os clientes têm muitas alternativas à sua loja, e as campanhas promocionais irão ficar mais caras nos mercados saturados.

Isto não significa necessariamente que muita competição seja um sinal para não entrar nesse mercado, os produtos vendidos nas outras lojas podem ter uma qualidade inferior ou as campanhas promocionais podem ser fracas. Neste caso, se você conseguir identificar esses problemas poderá entrar nesse mesmo mercado e ganhar à concorrência.

Deve sempre analisar todas as oportunidades com o máximo detalhe que conseguir, mas se o seu instinto lhe disser que a competição é difícil, irá ser melhor estabelecer-se em países com melhores condições de mercado.

Escolha fornecedores de dropshipping adequados.

Tal como já mencionei em artigos anteriores a escolha de fornecedores de adequados é um dos passos mais importantes para o sucesso de um negócio de dropshipping.

Os seus fornecedores devem ser capazes de entregar os produtos nos países onde você decidir vender e os seus clientes devem receber as encomendas o mais depressa possível.

O AliExpress é um dos fornecedores de dropshipping mais conhecidos no Mundo, por ser capaz de entregar produtos em praticamente todos os países com um custo de envio grátis ou muito baixo. É também importante que escolha um fornecedor capaz de lhe fornecer um tracking number, para que os seus clientes possam acompanhar as encomendas, e para que você tenha um registo sobre a entrega do produto.

É importante que tenha conhecimento que o AliExpress é um fornecedor válido para uma loja virtual, mas não é válido se pretender vender num Marketplace.

Escolha um fornecedor que esteja localizado próximo dos seus clientes.

Quanto maior o tempo de envio, mais questões os seus clientes lhe irão fazer. Os clientes mais impacientes e irritadiços podem ser uma dor de cabeça e até causar alguns problemas.

Para que possa manter os seus clientes satisfeitos e evitar problemas, tem de fazer de tudo para que os produtos sejam entregues o mais rapidamente possível. A melhor maneira de conseguir isso é procurar fornecedores que tenham os produtos armazenados nos países onde está a vender.

Se pretender utilizar o AliExpress para encontrar fornecedores, pode fazer a pesquisa de fornecedores por localização, mas deve estar ciente que podem não existir fornecedores nos países onde quer vender. Se se deparar com esta situação deve tentar procurar fornecedores domésticos, e excluir o AliExpress.

A equação para uma entrega rápida é simples, quanto menor a distância mais rápida é a entrega.

Defina opções de pagamento adequadas.

Quantas vezes já lhe aconteceu, tentar comprar um produto num outro país, mas a loja não aceita o seu cartão de crédito?

Infelizmente, isto é mais frequente do que parece. Para que não perca vendas, deve integrar na sua loja as opções de pagamento mais comuns dos países onde pretende vender.

Crie anúncios separados para cada país onde está a vender.

Cada país tem a sua história, cultura e tradições. Tendo isto em mente, é importante que perceba, que o que pode fazer rir um cidadão português pode ofender um cidadão americano e vice-versa.

Portanto quando estiver a criar as suas campanhas, tem de considerar a diversidade entre países e deve ter uma abordagem diferente para cada país que pretende alcançar. Além disso, para ter o máximo de impacto em cada país, os anúncios devem ser traduzidos para a língua local.

Traduza as avaliações de clientes que compraram da sua loja.

A sua reputação é essencial para ter sucesso no dropshipping internacional.

Como é que os novos clientes podem saber se a sua loja é fidedigna?

A resposta a esta pergunta é só uma, através de provas sociais, neste caso específico através das reviews feitas por clientes que já compraram os seus produtos.

É importante que perceba que os clientes antes de fazerem uma compra na sua loja, irão ler as avaliações deixadas por outros clientes, daí a importância da tradução das reviews.

Forneça um excelente apoio ao cliente.

Se você não quiser maus rumores sobre a sua loja por essa internet fora, você deve fornecer aos seus clientes um excelente apoio ao cliente.

Isto significa que não há espaço para mal entendidos entre si e os seus clientes. Se você não falar Inglês ou outras línguas de países em que está a vender, você vai definitivamente encontrar alguns problemas.

Para que possa evitar mal entendidos relativamente a uma má comunicação entre si e os seus clientes, você deve contratar alguém com o conhecimento da língua do país em que está a vender, para que possa fazer um bom atendimento ao cliente e manter a sua reputação intacta. Pode encontrar freelancers capazes de fazer esse trabalho em plataformas como Upwork, Fiverr ou Freelancer.

Agora que falamos dos pontos necessários para que possa ter sucesso no dropshipping internacional, vou-lhe apresentar duas opções que pode escolher para iniciar o seu negócio de dropshipping, num país diferente do seu. Pode iniciar o seu negócio de dropshipping internacional através de um Marketplace ou através de uma loja virtual.

Marketplace

Este método é o mais simples para quem não tem qualquer tipo de experiencia nesta área, em poucas horas pode ter os seus produtos à venda em vários mercados por todo o mundo, sem ter de se preocupar com a criação de uma loja.

Tal como já referi em artigos anteriores, os dois maiores marketplaces do mundo para se fazer dropshipping são a Amazon e o Ebay.

A Amazon neste momento está presente em 13 países diferentes:

  • Amazon USA
  • Amazon Canada
  • Amazon Austrália
  • Amazon México
  • Amazon Brasil
  • Amazon Japão
  • Amazon China
  • Amazon India
  • Amazon Reino Unido
  • Amazon Alemanha
  • Amazon Itália
  • Amazon França
  • Amazon Espanha

E o eBay está presente em 22 países diferentes:

  • eBay USA
  • eBay Austrália
  • eBay Áustria
  • eBay Bélgica
  • eBay Canada
  • eBay China
  • eBay França
  • eBay Alemanha
  • eBay Irlanda
  • eBay Itália
  • eBay Hong Kong
  • eBay Malásia
  • eBay Holanda
  • eBay Filipinas
  • eBay Polonia
  • eBay Singapura
  • eBay Espanha
  • eBay Suíça
  • eBay Taiwan
  • eBay Tailândia
  • eBay UK
  • eBay Vietnam

Como pode ver pelas listas anteriores, não há falta de opções para iniciar o seu negócio de dropshipping internacional através de um Marketplace.

Só tem de escolher os países onde quer vender, e procurar fornecedores de produtos nesses mesmos países. Tal como já referi também em artigos anteriores, para fazer dropshipping através de um Marketplace, deve sempre procurar fornecedores domésticos e não fornecedores externos (aliexpress, gearbest, etc), desta maneira irá evitar problemas no futuro, tais como demora na entrega, devoluções, entre outros.

Deve também ter atenção que estes marketplaces têm regras próprias, e que a violação das regras impostas pelos marketplaces pode levar ao bloqueio da sua conta. Se quiser aprender passo a passo a vender no Marketplace da Amazon utilizando o modelo de negócio de dropshipping, e evitar todos os problemas mencionados anteriormente veja o curso AMAZON DROPSHIPPING que temos disponível.

Se quiser saber mais sobre como iniciar um negócio de dropshipping através de um marketplace, pode assistir à aulas gratuitas AMAZON DROPSHIPPING e COMO TIRAR VANTAGEM DOS MARKETPLACES PARA INICIAR UM NEGÓCIO DE DROPSHIPPING.

Loja virtual.

Se já tem experiência neste modelo de negócio, fazer dropshipping através de uma loja virtual talvez seja a melhor opção para si e tal como referi anteriormente o planeamento é essencial para que possa ter sucesso no dropshipping internacional.  

Pode utilizar a informação fornecida nos pontos iniciais deste artigo e começar já hoje a planear o futuro da sua loja de dropshipping internacional.

Conclusão

Desde o início de 2015 que o único modelo de dropshipping que utilizo é o internacional, e posso dizer não tenho uma única loja de dropshipping em português, aliás nestes 4 anos dedicados a full-time ao dropshipping e ao e-commerce só vendi 4 produtos em Portugal.

A razão por ter escolhido este caminho, deve-se ao facto de na minha opinião ser mais vantajoso tirar partido do mercado de vários países em vez de ficar restrito a um só país.

Dito isto, e agora que já sabe os pontos essenciais sobre o dropshipping internacional, pode dar uma oportunidade a este modelo e expandir a sua base de clientes e consequentemente aumentar as suas vendas.

Se tiver alguma dúvida relativamente ao dropshipping internacional, ou qualquer outra questão relacionada com este modelo de negócio, pode deixar as suas questões nos comentários, ou entrar em contacto connosco através do menu CONTACTOS da nossa página.

Boas vendas!

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