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O QUE É O DROPSHIPPING E COMO FUNCIONA?

O Dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor não armazena os produtos que vende. Em vez disso, quando um produto é vendido, o vendedor compra esse produto a um fornecedor, que irá fazer o envio diretamente para o cliente final. Como resultado, o vendedor nunca vê ou toca no produto!

VANTAGENS DO DROPSHIPPING

BAIXO INVESTIMENTO INICIAL

Provavelmente a maior vantagem do DROPSHIPPING é, podermos iniciar o nosso negócio sem termos de investir milhares de euros em inventário. Tradicionalmente, os retalhistas têm de investir grandes quantidades de capital em stock, para poderem começar o seu negócio.

Com este modelo de negócio, você só compra o produto após ter feito uma venda na sua loja e depois de esta ter sido paga pelo cliente.

FÁCIL DE COMEÇAR

Gerir um negócio online é muito mais fácil, se não tivermos de nos preocupar com inventários produtos e com tudo o que isso implica.

Com o DROPSHIPPING, não tem de se preocupar com:

  • Renda e gestão de um armazém.
  • Embalar e expedir encomendas.
  • Gestão de Inventário.
  • Devoluções.
  • Encomendar e gerir stock.

BAIXOS CUSTOS FIXOS

Uma vez que, com este modelo de negócio não tem de se preocupar com investimento em inventário, e custos de um armazém, as suas despesas fixas vão ser muito baixas. De facto, muitos negócios de DROPSHIPPING bem-sucedidos, são geridos a partir de casa e têm custos fixos na ordem dos 100€ mensais. No entanto, à medida que o negócio vai crescendo é possível que haja um aumento nas despesas, mas mesmo assim esse valor vai ser insignificante comparando com um negócio tradicional.

FLEXIBILIDADE

Um negócio baseado no modelo de DROPSHIPPING, pode ser gerido a partir de qualquer parte do mundo, desde que tenha uma ligação à internet e um computador ou smartphone.

GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS 

Como sabe, neste modelo de negócio não tem de haver um pré investimento em inventário, para que possamos vender produtos, esta característica faz com que tenhamos uma quantidade infinita de produtos à nossa disposição. Se um fornecedor tiver um produto em stock, pode lista-lo numa plataforma ou loja, e vende-lo.

FÁCIL DE ESCALAR

Com um negócio tradicional, se você aumentar o seu volume de negócios em 3 vezes, consequentemente você vai ter 3 vezes mais trabalho.

Isto não se verifica no DROPSHIPPING, uma vez que o trabalho adicional de processar encomendas vai ser feito pelos fornecedores. Permitindo assim, que se possa expandir o volume de negócios com muito pouco trabalho adicional.

Obviamente, que um aumento nas vendas trará sempre trabalho adicional, especialmente com o apoio ao cliente, mas um negócio baseado neste modelo de negócio escalará sempre mais facilmente do que um negócio tradicional.

DESVANTAGENS DO DROPSHIPPING

Todas as vantagens acima mencionadas, fazem do DROPSHIPPING um modelo de negócio bastante atrativo, tanto para iniciantes como para vendedores já estabelecidos no mercado. No entanto queremos que conheça também as desvantagens deste modelo de negócio!

MARGENS MAIS BAIXAS

Esta é talvez a maior desvantagem do DROPSHIPPING, comparado com um negócio tradicional. Isto deve-se à facilidade com que se pode começar um negócio com o modelo de DROPSHIPPING.. Esta atração faz com que a concorrência aumente, causando assim uma diminuição das margens de lucro.

Felizmente, podemos fazer muito para nos distinguir da concorrência e é isso que ensinamos nos nossos cursos!

PROBLEMAS DE INVENTÁRIO

Quando nós compramos o nosso próprio inventário, torna-se bastante simples controlar os artigos que estão fora de stock. Mas quando usamos fornecedores, que também fornecem outros vendedores, o inventário muda diariamente. Isto pode causar alguns problemas, por exemplo querermos enviar um produto para um cliente e o fornecedor não ter esse produto disponível.

Tudo isto é contornável com a informação e estratégias que fornecemos nos nossos cursos.

ERROS DOS FORNECEDORES

Até os melhores fornecedores podem cometer erros no momento da preparação de encomendas, se isso acontecer, vai ter de ser você a assumir a responsabilidade e a pedir desculpas ao seu cliente. Se há coisa que não queremos é ver a reputação do nosso negócio arruinada.

Nos nossos cursos ensinamos passo a passo, como encontrar bons fornecedores e até temos uma lista de fornecedores “aprovados”, para que possa começar o seu negócio já hoje!

VALE A PENA?

O DROPSHIPPING não é perfeito, nem é um modelo de “Ficar Rico Sem Trabalhar”, mas tem definitivamente grandes vantagens.

É importante frisar que com a formação certa, e um planeamento cuidado,  a maioria das desvantagens que falamos anteriormente, são dissipadas.